26 dezembro 2017

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - Nível Intermediário

[CPCON - 2017 - UEPB - Auxiliar Administrativo] 




INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS            
Nível Intermediário


A inserção do jovem no mercado de trabalho
(Simone Eduardo O. da Silva)

Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil. Ainclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal.  Essa tarefa, no entanto, raramente é fácil.

Tal período de amadurecimento, o qual representa a transição de uma área de conforto – o ambiente familiar – para o mercado de trabalho, pode gerar insegurança. Afinal, trata-se de uma nova fase que está por vir. Contudo, essa experiência pode ter êxito, caso haja dedicação, força de vontade e, principalmente, continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, o que fará do jovem um profissional mais qualificado, que busca deter conhecimento, e que sabe nivelar seu equilíbrio emocional para um melhor amadurecimento.

Dentro desse contexto, é fundamental estar atento às oportunidades oferecidas. A Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Uma das exigências dessa Lei é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino.

19 dezembro 2017

Emprego dos Porquês - Por quê, Porquê, Por que, Porque | Parte 4 de 6



Emprego dos Porquês - Por quê, Porquê, Por que, Porque | Parte 4 de 6


Saber empregar os porquês é de fundamental importância para você que está estudando para concurso. Nesta série de vídeos, vou mostrar a forma mais simples, mais prática e mais objetiva de usar corretamente os porquês. 4. PORQUE: pois, já que, visto que, para que. Não fui à aula __________ estava doente.

11 dezembro 2017

Uso dos Porquês | Por quê, Porquê, Por que, Porque | Parte 3 de 6



Uso dos Porquês | Por quê, Porquê, Por que, Porque 




Saber empregar os porquês é de fundamental importância para você que está estudando para concurso. Nesta série de vídeos, vou mostrar a forma mais simples, mais prática e mais objetiva de usar corretamente os porquês. 3. POR QUE: as palavras "motivo", "razão" estão subentendidas. ________ você não foi à festa? Você sabe muito bem____________ grito assim.

09 dezembro 2017

Uso dos Porquês | Por quê, Porquê, Por que, Porque | Parte 2 de 6


Uso dos Porquês | Por quê, Porquê, Por que, Porque | Parte 2 de 6



Saber empregar os porquês é de fundamental importância para você que está estudando para concurso. Nesta série de vídeos, vou mostrar a forma mais simples, mais prática e mais objetiva de usar corretamente os porquês.


Português para Concurso - VERBOS | Questões Com Gabarito


VERBOS                                                                                                        
LOCUÇÃO VERBAL
FLEXÃO VERBAL DE TEMPO





VERBOS -  Questões Com Gabarito


QUESTÃO 01. 

“Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.” 

O trecho acima apresenta
  
  a) quatro verbos.
  b) um verbo.
  c) dois verbos.
  d) três verbos.


QUESTÃO 02.  O uso excessivo e desnecessário do gerúndio é considerado vício de linguagem. Esse vício prejudica a objetividade e a clareza da comunicação.  Para que haja adequação à norma padrão da língua é possível substituir algumas formas de gerúndio por: 

  a) Verbos no futuro do subjuntivo.
  b) Verbos no presente do indicativo. 
  c) Verbos no pretérito perfeito do indicativo.
  d) Verbos no indicativo. 
  e) Verbos no pretérito imperfeito do indicativo.

08 dezembro 2017

Questões de Pontuação



[Questões de Pontuação]  

Questão 01. A pontuação está correta em:

  a)  O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente com o tratamento dado à saúde pública que assim se pronunciou:
 – Tem de cancelar mesmo! deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos, nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 

  b)  O áspero comentário que se refere à notícia, de que os parlamentares cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública. Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem como tratar da saúde, devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 
  c)  O áspero comentário, que se refere à notícia de que os parlamentares, cancelaram seu encontro com o papa, foi realizado por uma pessoa descontente, com o tratamento dado à saúde pública:
 – Tem de cancelar mesmo, deem as verbas para as santas casas e hospitais públicos. Nada de fazer média à custa de quem não tem, como tratar da saúde; devido a hospitais sem leitos, sem médicos. 

05 dezembro 2017

Por quê, Porquê, Por que, Porque [ Aula 1 de 6]

Uso dos Porquês - Por quê, Porquê, Por que, Porque - Aula 1 de 6

Saber empregar os porquês é de fundamental importância para você que está estudando para concurso. Nesta série de vídeos, vou mostrar a forma mais simples, mais prática e mais objetiva de usar corretamente os porquês.