Português
para concursos | Questões FCC - Interpretação
de Textos
Para onde vão as palavras
Como
se sabe, a palavra durante algum tempo foi obrigada a recuar diante da imagem,
e o mundo escrito e impresso diante do falado na tela. Tiras de quadrinhos e
livros ilustrados com um mínimo de texto hoje não se destinam mais somente a
iniciantes que estão aprendendo a soletrar. De muito mais peso, no entanto, é o
recuo da notícia impressa em face da notícia falada e ilustrada. A imprensa,
principal veículo da esfera pública no século X I X assim como em boa parte do
século XX, dificilmente será capaz de manter sua posição no século X X I.
Mas nada
disso pode deter a ascensão quantitativa da literatura. A rigor, eu quase diría
que - apesar dos prognósticos pessimistas - o mais importante veículo
tradicional da literatura, o livro impresso, sobreviverá sem grande
dificuldade, com poucas exceções, como as das enciclopédias, dos dicionários,
dos compêndios de informação etc., os queridinhos da internet.
(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos
fraturados. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 29-30.)
Questão 01. Está plenamente adequada a pontuação da
seguinte frase:
A A menos que, por um
milagre, as velhas enciclopédias sobrevivessem, os jovens de hoje, já
acostumados com a rapidez, encontrariam nelas, certamente, um desafio para a
sua paciência, quando as fossem consultar.
B A menos que por um milagre,
as velhas enciclopédias sobrevivessem, os jovens de hoje já acostumados, com a
rapidez, encontrariam nelas certamente, um desafio para a sua paciência, quando
as fossem consultar.
C A menos que por um milagre,
as velhas enciclopédias, sobrevivessem, os jovens de hoje já acostumados com a
rapidez encontrariam nelas, certamente um desafio, para a sua paciência, quando
as fossem consultar.
D A menos que por um milagre
as velhas enciclopédias sobrevivessem, os jovens de hoje, já acostumados, com a
rapidez encontrariam nelas, certamente, um desafio, para a sua paciência quando
as fossem consultar.
E A menos, que por um
milagre, as velhas enciclopédias sobrevivessem os jovens de hoje, já
acostumados com a rapidez, encontrariam, nelas, certamente, um desafio para a
sua paciência, quando as fossem consultar.
Questão 02. O verbo
indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o
elemento sublinhado na seguinte frase:
A Entre as
várias atrações que (conter) um livro, uma é a de tornar-se
um objeto do afeto de quem o possui.
B Se há imagens pelas quais se (deixar) prender um espectador,
há palavras que encantam um leitor.
C Quando há
num livro imagens excessivas, que (contaminar)
um texto, as palavras saem desvalorizadas.
D A
despeito de (haver) nele figuras
demais, esse livro infantil atrai também um leitor adulto.
E Aos frequentadores
da internet (atrair) sobretudo o volume
de informações que nela circulam.
Questão 03. A expressão A rigor, eu quase diría que (2°
parágrafo) deve ser entendida, no contexto, com o mesmo sentido que tem a
expressão:
A Por outro
lado, devo convir que.
B Talvez eu
possa mesmo asseverar que.
C Ainda
assim, quase posso afiançar que.
D Para ser
exato, estou para afirmar que.
E Pensando
bem, eu deveria estar dizendo que.
Questão 04. Ao fazer um prognóstico da situação
da literatura em nosso século, o autor acredita que ela
A perderá
toda a sua qualidade artística, em função dos critérios quantitativos pelos
quais se orientará.
B sobreviverá
graças aos recursos visuais que pouco a pouco substituirão o espaço dos textos.
C assimilará
recursos da internet que a farão recuperar seu prestígio como a arte mais
querida de todas.
D sofrerá
com o contínuo desprestígio das palavras, que desde o século XIX cedem lugar
para as imagens.
E permanecerá
representada pelos livros impressos, à exceção dos dicionários e publicações
similares.
Português para concursos | Questões FCC - Interpretação de Textos
Um
documentário britânico
No início dos anos 1980, uma equipe da TV
BBC britânica veio ao Brasil gravar um documentário sobre as condições de vida
numa favela do Rio de Janeiro. A ideia era mostrar de forma hiper-reaiista, no
melhor estilo “câmera invisível” da tradição anglo-americana de reportagem, um
dia na vida de uma jovem favelada. A intenção era explorar ao máximo as chagas
abertas e a penúria do dia a dia na favela, as condições aviltantes da vida no
morro.
Acontece que a eleita para servir de fio
condutor do programa personificava a negação viva de toda a carga de sombra e
amargura que o registro clínico de seu cotidiano na favela nos faria esperar
dela. A moça, porém, em meio à pobreza, irradiava uma energia alegre e
espontânea, uma satisfação íntima consigo mesma e uma sensualidade exuberante
que jamais se encontrariam numa inglesa de sua idade, não importando a classe
social. Embora tivesse razões de sobra para queixar-se do destino e viver na
mais espessa melancolia, ela esbanjava alegria de viver por todos os poros e
arrancava luz das trevas com sua vitalidade interior.
Inesquecível é a cena em que a moça ia
buscar água numa bica distante de casa e, para o desconcerto da equipe da BBC,
voltava carregando o balde pesado equilibrado na cabeça e... cantando! A
relação assim estabelecida entre o barraco pobre e objetivo e o alegre palácio
interior dá o que pensar. Pelo menos terá feito pensar muito os jornalistas
britânicos que vieram para fazer uma reportagem e fizeram outra.
(Adaptado
de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras,
2016, p. 160-161)
Questão 05. A substituição do elemento
sublinhado pelo que vem entre parênteses não altera o sentido nem implica
incorreção na seguinte frase:
A A moça
voltava cantando, para o desconcerto da equipe = desnorteando a
B O balde pesava-lhe
na cabeca mas ela cantava = sobrecarregava-a
sua cabeça
C Os traços
de sensualidade evidenciavam sua disposição para a vida = mostravam-na imbuída
D Aos
jornalistas espantou a forca de viver daquela jovem = admoestou-lhes o ímpeto inato
E Ao
barraco pobre pode corresponder a forca do palácio interior = mostra-se análoga a investida
Questão 06. É clara e correta a redação deste
livre comentário sobre o texto:
A Não
contava a equipe de jornalistas em que a moça da favela intervisse com sua
alegria na reportagem programada para ser de denúncia.
B Tipicamente
europeus os jornalistas britânicos achavam que era impossível haverem expansões
de alegria num cenário como os de uma favela.
C Aos
jornalistas britânicos não ocorreu que os modos da jovem moradora da favela
transcendessem as expectativas iniciais da reportagem.
D Talvez
lhes tenha parecido excessivos os rompantes de alegria com que a jovem da
favela não se continha diante dos jornalistas britânicos.
E A
sensualidade da moça não se restringia sob o peso dos fatos que deveríam
deprimir-lhe, mas que pelo contrário, nela se irradiavam com alegria.
Questão 07. Há transposição de uma voz verbal
para outra e pleno atendimento das normas de concordância no seguinte caso:
A uma
equipe de repórteres britânicos visitaria a favela / a equipe dos repórteres
britânicos teriam visitado a favela.
B os
costumes do dia a dia da favela seriam documentados / documentariam o cotidiano
habitual de uma favela.
C a jovem
personificava o contrário das expectativas / eram opostas as expectativas que
personificavam a jovem.
D uma
energia incontrolável era a marca dos gestos da jovem / a jovem marcava os
gestos que não controlavam sua energia.
E o autor
estabelece uma relação entre um barraco e um palácio / o autor faz ver a
relação que estabelece um barraco e um palácio.
Questão 08. Estes dois segmentos expressam
comportamentos ou atributos relativos à jovem moradora da favela não previstos
pelos jornalistas britânicos:
A fio
condutor do programa - no melhor estilo “câmera invisível”.
B carga de
sombra e amargura - registro clínico de seu cotidiano.
C as chagas
abertas e a penúria - na mais espessa melancolia.
D arrancava
luz das trevas - as condições aviltantes da vida no morro.
E palácio
interior-irradiava uma energia alegre e espontânea.
Questão 09.
O objetivo que trouxe ao Rio de
Janeiro os profissionais da BBC
A foi
parcialmente alcançado, pois a jovem moradora da favela não deixou de expor o
otimismo brasileiro, reconhecido internacionalmente.
B remodelou-se
durante a reportagem, já que as atitudes da jovem convenceram a equipe de
jornalistas que a prioridade deveria ser outra.
C frustrou-se
pelo fato de que o hiper-realismo da reportagem planejada consistia em se ater
aos aspectos mais negativos da vida na favela.
D desviou-se
do plano original, de vez que as mazelas sociais a serem destacadas eram
menores do que as imaginadas pela equipe de jornalistas.
E mostrou-se inócuo,
pois a personalidade da moça impedia qualquer visibilidade para os aspectos
negativos da rotina de uma favela
Questão 10.
Considerando-se o contexto,
traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
A mostrar
de forma hiper-realista (1° parágrafo) = figurar de modo sensacionalista.
B as
condições aviltantes da vida (1° parágrafo) = os subterfúgios indignos da
rotina.
C registro
clínico de seu cotidiano (2° parágrafo) = interpretação analítica do seu dia a
dia.
D Embora
tivesse razões de sobra (2° parágrafo) = Ainda que lhe sobejassem motivos.
E para o
desconcerto da equipe (3° parágrafo) = a fim de desnortear o grupo.
Português para concursos | Questões FCC - Interpretação de Textos
Gabarito
1.
A
2.
B
3.
D
4.
E
5.
A
6.
C
7.
B
8.
E
9.
C
10. D
Quer Aprender a Resolver as Questões de Português Mais Cobradas Nas Provas da FCC?
Um Abraço e Até a Próxima.
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